O actor David Duchovny, conhecido pelos seus papéis icónicos como o agente Fox Mulder em “X Files” e o irreverente Hank Moody em “Californication”, volta agora ao pequeno ecrã com uma nova missão: investigar os segredos mais obscuros do mundo real. “Ficheiros Desclassificados com David Duchovny” estreia no Canal História esta segunda-feira, 6 de Outubro, às 22h15.
Nesta série documental composta por dez episódios, Duchovny conduz o espectador por uma viagem intrigante aos bastidores da História contemporânea, onde factos outrora classificados vêm agora à luz do dia. Baseando-se em documentos recentemente descobertos e provas surpreendentes, a produção revela até que ponto alguns governos foram capazes de ir em nome do “interesse nacional”.
Entre as revelações estão bases militares ultra-secretas, um laboratório soviético de venenos mortíferos, um depósito de mísseis nucleares escondido sob o gelo da Gronelândia e uma misteriosa rede de espionagem conhecida como The Pond. A série expõe ainda o papel de agentes da Mossad na gestão secreta de um resort de mergulho no Mar Vermelho e as experiências sombrias da era da Guerra Fria, como as tentativas de Estaline de criar um exército híbrido de homens e macacos.
O programa mergulha também em temas insólitos, como o plano secreto da NASA para detonar a Lua com uma ogiva nuclear e o encobrimento, pela URSS, da mais trágica catástrofe espacial da História. De operações encobertas a experiências científicas bizarras, “Ficheiros Desclassificados com David Duchovny” promete revelar o lado oculto da História moderna.