Duplex, palacete ou embaixada: “Porta Premium” leva a caricatura da venda imobiliária à casa dos portugueses

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um condomínio."

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:5 mins leitura
You are currently viewing Duplex, palacete ou embaixada: “Porta Premium” leva a caricatura da venda imobiliária à casa dos portugueses
"Porta Premium" | RTP DIVULGAÇÃO

Já pode ser vista de uma vez só a nova série digital da RTP, “Porta Premium”. Não é preciso pedir com-licença, basta entrar na plataforma da RTP Play e clicar no ok com convicção. Esta mais recente aposta de jovens para jovens (e não só, a idade é apenas um número) toca num tema sensível: a crise da habitação em Portugal. Porém, fá-lo com humor, como deve ser. Não há que chorar sobre leite derramado.

A premissa gira em torno daquilo que todos conhecemos: uma agência imobiliária e os seus magníficos agentes que fazem tudo pelos clientes. Quem já viu “The Office” ou “Parks and Recreation” reconhecerá o estilo em que “Porta Premium” se faz. É o chamado mockumentary, o que significa que os espectadores estão a ver um produto ficcional gravado ao estilo do documentário com o propósito de ser cómico e satírico. Em Portugal é um género ficcional ainda por explorar, mas Tota Alves já conta com outra série no seu repertório dentro destas linhas, “Dolores”, e que também está na RTP Play.

Para a criadora e realizadora da incursão pelo mundo da venda de imóveis, este «é um formato intemporal, que as pessoas gostam de revisitar, que gostam de ir ver, porque criam empatia pelas personagens e porque as personagens falam com elas de alguma forma». No caso de “Porta Premium”, Tota Alves teve vontade de dar vida aos agentes imobiliários que, hoje em dia, é impossível não ver um pouco por todo o lado. «Sempre achei aquelas poses das fotografias muito bizarras. Estão sempre com um ar muito confiante, muito simpático. Estão sempre vestidos de forma muito profissional. E têm slogans engraçados e que fazem com que o negócio seja, afinal, um dom ou uma paixão.»

imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
imagem promocional da série da rtp porta premium
porta premium rtp
porta premium rtp
porta premium rtp
porta premium rtp
previous arrow
next arrow
 

Uma caricatura aos vendedores de sonhos

Partindo deste cenário familiar, os cinco episódios apresentam a Porta Premium Loures e os agentes imobiliários que a compõem. Gonçalo Waddington é Ramiro Pais, o chefe, Sónia Balacó é Marisa Natário, Tânia Alves é Graça Cunha, Mauro Hermínio é André Alves, Janico Durão é Marta Mineiro e Leonor Silva é Patrícia Borges. Através deles vemos as caricaturas daqueles que encontramos nas ruas em outdoors e até dentro de casa, nas redes sociais.

«Há muitas páginas de Instagram e de TikTok, há muitos agentes que são produtores de conteúdo. Logo aí há um mar de inspiração», revela a criadora. «Há também muitos mentores, conferências, eventos, retiros… Enfim, é um mundo.» E a par deste poço de ideias por onde pegar, a produção da série contou ainda com o apoio de uma antiga consultora imobiliária.

Já no que toca ao elenco escolhido para interpretar estas personagens, Tota Alves «queria um combo que funcionasse». Nada foi escrito com alguém em mente, mas no processo de casting surgiu um nome: Janico Durão. Criadora de conteúdos na vida real, foi-lhe pedido que fizesse uma self tape. Pretendia-se alguém mais jovem e que tivesse a capacidade de um deadpan stare, que é como quem diz, conseguisse olhar para a câmara com um olhar desprovido de emoção. Assim nasceu Marta Mineiro e a sua personalidade completamente insossa – algo que não encaixa muito bem neste mundo da venda de casas, onde o que se quer é caras alegres e sorridentes.

A porta premium que só alguns conseguem abrir

Concluindo que «os agentes imobiliários são pessoas que, de facto, entram na vida dos outros», chegam às nossas caixas do correio, aos nossos feeds, preenchem o nosso olhar quando observamos qualquer fachada de um prédio, possivelmente conhecemos até quem seja, “Porta Premium” estreia-se com dois objectivos: «contar uma história real, um reflexo da crise da habitação em Portugal, e caricaturar um mercado altamente inflaccionado que tem como base um negócio que é um direito – as pessoas terem uma habitação.»

Entre rankings, recordes de vendas, prémios e competitividade, a primeira temporada de “Porta Premium” está disponível na RTP Play.