Em 2023 vai chegar aos pequenos ecrãs portugueses mais uma aposta ficcional da RTP Lab, desta vez intitulada “Prisma”. Criada e escrita por Sónia Balacó, Zé Bernardino, Rita Revez e Maria de Sá, contando ainda com Pedro Hossi no elenco, esta série com um total de cinco episódios vai decorrer no universo das artes plásticas e contar uma história sob a perspectiva dos cinco protagonistas.
Os responsáveis pela autoria de “Prisma”, assim como Ana Almeida, que lidera a produção, estiveram no segundo dia da Comic Con Portugal, num painel dedicado a esta nova produção. Sónia Balacó revela que o nome «vem da perspectiva que é dada de cada um», já que todos os criadores contribuíram para a elaboração da narrativa.
Esta era uma ideia com alguns anos, que não tinha como objectivo “sair cá para fora”. Começou por seu um conjunto de coisas isoladas, que passaram a uma curta e, eventualmente, «pensaram que tinham de ser uma série». Zé Bernardino acrescenta que, tomada a decisão de avançar com o projecto, contactaram a RTP e inscreveram-se no concurso para a plataforma de produções digitais do canal público português.
Com um budget reduzido em mãos, os criadores de “Prisma” confessam que o plano que tinham era ambicioso, mas filmaram em função disso. Ainda assim, eram muitos décors e localizações, e foi graças à ajuda de amigos na indústria que conseguiram ter acesso a todos os meios de que precisavam.
Inteiramente a preto e branco, esta série digital da RTP Lab mostra que a vida não acontece apenas de uma perspectiva – ou de um prisma. São necessários vários lados da mesma moeda para ter uma noção quase completa e, mesmo assim, ficam sempre a faltar detalhes. A ausência de cor durante toda a história demonstra isso mesmo: nunca temos uma visão panorâmica. «Não há verdade, só há perspectivas», salienta Sónia Balacó.
Do papel ao digital – um catálogo multiplataforma em crescimento
Nascida em 2017, a RTP Lab chegou ao mercado com o objectivo de permitir que novas vozes, caras e criadores pudessem ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho em produtos disponibilizados exclusivamente na plataforma de streaming RTP Play. Algumas destas séries digitais, estreadas no último ano e meio, tiveram também o seu momento de destaque na Comic Con Portugal no dia 9 de Dezembro.
Inês Sá Frias, Joana Dias, Victor Lemos, Carlos Pereira e Justin Amorim foram os convidados deste painel que falou sobre “Nem A Gente Janta”, “A Mim, Nunca”, “iMLOVE”, “Barman” e “5Starz”, criadas, com história original ou realizadas, respectivamente, por cada um. Henrique Cardoso Dias, uma das mentes por trás de “Pôr do Sol”, participou ainda para dar a sua perspectiva enquanto consultor de todas estas séries.
Mas o catálogo não se fica por aqui. Títulos como “#CasaDoCais”, “Instaverso”, “Amnésia”, “n00b” ou a recente estreia “RUI” também compõem o leque de oferta que tem vindo a ser incluído na RTP Play e que promete continuar a crescer. Exemplo disso é a próxima estreia eleita pela RTP Lab, “Prisma”.