“O Crime do Padre Amaro” passou recentemente das páginas escritas por Eça de Queiroz para o pequeno ecrã com a adaptação televisiva da Volf Entertainment para a RTP. Agora, e no seguimento da estreia da série, a Câmara de Leiria volta a dar vida à rota que dá a conhecer os locais que são palco desta história de amor.
Tudo começa na Praça Rodrigues Lobo, seguindo-se depois a Igreja da Misericórdia, a Travessa da Tipografia, o Largo da Sé – que já pôde ser visto no primeiro episódio de “O Crime do Padre Amaro” –, a Torre do Sineiro e, por fim, o Miradouro. Estes locais são mencionados pelo autor na sua obra literária e poderão também constar da série realizada por Leonel Vieira.
O roteiro inicia-se no dia 29 de Janeiro, já esgotado, e repete-se todos os domingos até dia 26 de Fevereiro. Limitada a 30 pessoas, a participação nesta aposta cultural pode ser feita através de inscrição neste link. Além disso, e para completar a experiência, será possível desfrutar de uma refeição queirosiana nos restaurantes aderentes à iniciativa.
A série “O Crime do Padre Amaro” é protagonizada por José Condessa e Bárbara Branco e acompanha a chegada de um jovem pároco a Leiria. Hospedado em casa de São Joaneira, Amaro conhece Amélia e rapidamente descobre que é difícil deixar de pensar nela. A par de uma história de amor proibido, a obra escrita por Eça de Queiroz e agora novamente adaptada deixa ainda uma forte crítica à Igreja e à sociedade. Os novos episódios da aposta ficcional podem ser vistos todas as segundas-feiras na RTP e RTP Play.