“The Mandalorian”: tudo o que precisas de saber antes de veres a 3ª temporada

"The Mandalorian" está de volta aos ecrãs. Dizemos-te o que pode esperar do novo conjunto de episódios.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:7 mins leitura
You are currently viewing “The Mandalorian”: tudo o que precisas de saber antes de veres a 3ª temporada
LUCASFILM LTD.

Mais de dois anos passaram desde que o implacável Mandalorian e o seu adorável protegido Grogu presentearam os fãs de “Star Wars” com a sua presença no pequeno ecrã. Vários têm sido os lançamentos de outras produções do universo no entretanto – como “Obi-Wan Kenobi”, “Andor” ou “The Book of Boba Fett” –, mas agora está de volta aquela que parece ser a rainha das séries desta saga intergaláctica.

O que se pode então esperar do novo conjunto de episódios? Antes de avançarmos com as novidades, vamos fazer uma pequena viagem ao passado e relembrar como terminou a segunda temporada.

O fim da 2ª temporada de “The Mandalorian” e o adeus mais triste de sempre

Avivamos a memória dos mais esquecidos ao dizer que o último episódio da temporada anterior viu Din Djarin (Pedro Pascal), conhecido como Mando, dizer adeus àquele que é, para todos os efeitos, o seu filho Grogu, comummente chamado de Baby Yoda (embora nada tenha a ver com o Mestre Jedi que conhecemos da trilogia original de filmes e da sequela).

Tudo acontece quando Mando consegue finalmente cumprir a sua missão de entregar Grogu aos Jedi, nomeadamente ao reaparecido Luke Skywalker (Mark Hamill). Para se despedir, Mando retira o seu capacete e mostra a sua cara a Grogu – algo que quebra todas as normas da sua tribo/culto, Children of the Watch, uma facção extremista de Mandalorians. E é aqui que parte do plot para a 3ª temporada ganha forma.

Para se redimir do seu “crime”, Din terá de viajar até ao planeta destruído de Mandalore e banhar-se nas águas existentes debaixo das minas antes de lhe ser permitido voltar a fazer parte da Children of the Watch. Contudo, e para quem possa ter deixado de parte a visualização de “The Book of Boba Fett”, algo importante acontece antes de qualquer nova temporada.

Um arco narrativo que se desenvolve nos últimos três episódios desta série dá as boas-vindas ao regresso de ambos os protagonistas de “The Mandalorian”. Grogu tem de escolher entre continuar o treino com Luke ou abandonar as artes da Força e juntar-se ao seu pai nas aventuras dos guerreiros. Sem surpresa – e até porque dá bastante jeito que Grogu continue a ser presença assídua no ecrã –, a criança opta por regressar para os braços de Din e assim está lançado o mote para a terceira temporada.

Bo-Katan e a luta pelo Darksaber

A nova missão de Mando vai colocá-lo frente a frente com Bo-Katan (Katee Sackhoff), líder da tribo Nite Owls. Ao resgatar Grogu das mãos do vilão Moff Gideon (Giancarlo Esposito), Din toma posse do Darksaber e da legitimidade para governar Mandalore, mesmo sem saber e sem querer. A história de Mandalore dita que quem empenha esta espada é o verdadeiro líder do planeta e que o Darksaber só pode ser usado por quem o ganhar em combate.

Embora Mando não tenha mostrado qualquer interesse em ficar com o Darksaber, ver-se livre dele poderá não ser tão simples assim e, quem sabe, até lhe poderá dar bastante jeito nas aventuras que se seguem.

O regresso de caras conhecidas e novos realizadores

Por entre luas, planetas e batalhas, os fãs poderão esperar o regresso de caras já conhecidas da história. São exemplo disso a quase ama de Grogu, Peli Motto, o antigo agente da Bounty Hunters Guild Greef Karga, o capitão Carson Teva, o Dr. Pershing e famosas criaturas como os Kowakian.

Quem não regressa é Cara Dune, já que, após a segunda temporada da série, a actriz Gina Carano foi despedida pela Lucasfilm. Em causa estavam comentários feitos pela artista na sua página de Twitter a propósito dos tempos políticos atribulados que os Estados Unidos da América passavam sob a liderança de Donald Trump. A actriz comparava os democratas aos nazis e afirmava, inclusive, que a situação actual era pior do aquela vivida pelos judeus.

Atrás das câmaras e ao leme da realização voltam a estar Bryce Dallas Howard, Carl Weathers e Rick Famuyiwa, aos quais se juntam Rachel Morrison (“Black Panther”), Lee Isaac Chung (“Minari”) e Peter Ramsey (“Spider-Man: Into the Spider-Verse”). Jon Favreau volta a ocupar o cargo de showrunner ao lado dos produtores executivos Rick Famuyiwa, Kathleen Kennedy e Colin Wilson (ambos da Lucasfilm).

O futuro de “The Mandalorian”

“The Mandalorian” decorre no ano 9 ABY (After the Battle of Yavin), o que significa que os eventos se passam nove anos depois da destruição da primeira Deathstar, em “Episode IV: A New Hope”, e cinco anos após a queda do Império, em “Episode VI: Return of the Jedi”.

Embora ainda não haja confirmação de uma 4ª temporada, Jon Fevreau revela que já tem o guião escrito, em preparação para as novas séries que vão estrear e dar continuidade ao universo “Star Wars”. Entre elas estão o live-action de “Ahsoka”, introduzida na segunda temporada de “The Mandalorian”. A personagem até agora existente apenas nas produções animadas ganha vida através da actriz Rosario Dawson e terá direito ao seu próprio conjunto de episódios ainda este ano.

“Skeleton Crew” é outro dos títulos em stock com estreia marcada também para 2023. Protagonizada por Jude Law, a série acompanha quatro jovens perdidos na galáxia em busca do caminho para casa. Embora tenha adolescentes nos papéis principais, Jon Watts, o responsável pela produção, garante que não é uma série para miúdos.

Na reserva está também “The Acolyte”, que terá como protagonista o actor coreano Lee Jung-Jae, conhecido pela sua participação na série da Netflix “Squid Game”. As duas primeiras decorrem na mesma timeline que “The Mandalorian”, enquanto a terceira volta muito atrás no tempo, até à época da Alta República, quando os Jedi atravessavam a sua era dourada.

1 / 6
Cara Dune, Mando e Greef Karga | LUCASFILM LTD.
2 / 6
Giancarlo Esposito no papel de Moff Gideon LUCASFILM LTD.
3 / 6
Gina Carano no papel de Cara Dune | LUCASFILM LTD.
4 / 6
Carl Weathers no papel de Greef Karga LUCASFILM LTD.
5 / 6
Bryce Dallas Howard | LUCASFILM LTD.
6 / 6
Rick Famuyiwa | LUCASFILM LTD.