Criador de “Black Mirror” pediu ao ChatGPT para escrever um episódio. Será que correu bem?

O ChatGPT tem um leque alargado de possíveis utilizações, incluindo escrever guiões de séries. Resta saber se o resultado é, ou não, positivo.

  • Post author:Imagem do avatarFilipa Almeida
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing Criador de “Black Mirror” pediu ao ChatGPT para escrever um episódio. Será que correu bem?
''Black Mirror'' | Netflix

Se nós colocámos o ChatGPT à prova para descobrir que sugestões de séries a inteligência artificial teria para uma segunda-feira, não é de estranhar que também outras pessoas explorem as capacidades desta ferramenta. E por outras pessoas queremos dizer Charlie Brooker, criador de “Black Mirror”, que decidiu experimentar usar inteligência artificial para escrever um epidósio da 6.ª temporada da série.

O resultado? «Não existe qualquer pensamento realmente original.» Em declarações reportadas pelo The Hollywood Reporter, Charlie Brooker refere que o primeiro passo da sua interacção com o ChatGPT foi pedir-lhe para que criasse um episódio de “Black Mirror”. Só assim, sem mais indicações, levando a que a ferramenta apresentasse algo que, à primeira vista, parece plausível, mas que após um olhar mais atento se revela pouco interessante.

«Tudo o que fez foi procurar as sinopses dos episódios de “Black Mirror” e meio que amassá-los todos juntos», acrescenta o criador da série – que se foca, precisamente, nos potenciais efeitos adversos da tecnologia e da sua evolução.

Perante os resultados obtidos (e pouco satisfatórios), é seguro dizer que podemos esperar que os cinco episódios que compõem a 6.ª temporada de “Black Mirror” serão escritos por Charlie Brooker e não pelo ChatGPT.

A 6.ª temporada da série irá estrear na Netflix já no dia 15 de Junho, oferecendo aos fãs de “Black Mirror” uma nova possibilidade de imersão neste universo distópico. Isto porque a temporada anterior saiu no Verão de 2019 e desde então que não é possível conhecer novas histórias. Mas já falta pouco!