“The 1619 Project” é, originalmente, um trabalho investigativo e jornalístico desenvolvido pela norte-americana Nikole Hannah-Jones e por diversos jornalistas do The New York Times, vencedor de um Pulitzer em 2020.
Agora transformado em série documental, este projecto faz uma viagem pelo nascimento da escravatura nos Estados Unidos da América e procura demonstrar como a subjugação do povo africano e, subsequentemente afro-americano, continuou e continua a influenciar a sociedade daquela que é considerada uma das maiores potências do mundo.
Num total de seis episódios com cerca de uma hora cada, “The 1619 Project” tem como narradora e guia a própria Nikole Hannah-Jones que visita alguns dos lugares que ficaram marcados na História como plantações, valas comuns, palacetes de escravizadores, entre outros.
Ao mesmo tempo, o espectador é introduzido a algumas das pessoas que dedicam a sua vida a estudar este lado particular do passado norte-americano, fornecendo dados que ajudam a pintar uma tela que melhor demonstra do que se fala, assim como aqueles que sentiram e ainda sentem na pele as consequências de séculos de racismo.
Cada episódio dá foco a um tema diferente, seguindo-se, ainda assim, uma linha condutora nesta narrativa que expõe as questões pesadas de forma simples e facilmente perceptíveis pela audiência. Percorre-se um caminho ao longo de cerca de seis horas por vezes difícil de digerir, já que as sempre presentes comparações com a actualidade não deixam esquecer que muito não mudou e que há muito por mudar.
Do primeiro barco com escravos que chegou a Virginia, em 1619, às mulheres negras e à maternidade, à música, ao capitalismo, ao medo e à justiça – esta é uma série documental que tem tanto de incrível pela sua cinematografia e imagem como de horrível naquilo que conta e para o qual apresenta provas.
“The 1619 Project” pode ser vista – mas não de forma leviana – na plataforma de streaming Disney+. A produção está nomeada para três Emmys, nas categorias de Melhor Documentário ou Série Não-Ficcional, Melhor Cinematografia em Programa Não-Ficcional e Melhor Edição de Imagem em Programa Não-Ficcional.