A série da RTP “Pôr do Sol” continua a dar cartas e a deixar os fãs em sobressalto. Os Bourboun de Linhaça vão voltar para mais uma aventura, desta vez no grande ecrã com uma aposta cinematográfica deste universo criado por Manuel Pureza, Henrique Cardoso Dias e Rui Melo. Intitulado “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”, o filme vai chegar aos cinemas portugueses em 2023 para desvendar a origem da jóia que está na família Bourbon de Linha há mais de 3500 anos.
A novidade foi revelada durante a Comic Con Portugal 2022, onde parte do elenco e a equipa criativa marcaram presença. Quem promete nas redes sociais cumpre, e Manuel Pureza fez-se acompanhar no palco de um Testículo em crochet feito pela artista Joana Vasconcelos. Entre memórias das gravações, revelações inéditas de momentos de bastidores, gargalhadas e um workshop de como partir copos tal como Simão Bourbon de Linhaça, os visitantes do evento de cultura pop – muitos deles adeptos ferrenhos de “Pôr do Sol” – descobriram o segredo bem guardado da produção do filme, mas não só. Os Jesus Quisto vão percorrer o país numa digressão que vai levar os êxitos da banda de Norte a Sul de Portugal.
Pouco ou nada se sabe sobre ambas as revelações. Manuel Pureza deu apenas a entender que a probabilidade de a banda passar pelo Porto é elevada. Já relativamente ao filme de “Pôr do Sol”, “O Mistério do Colar de São Cajó”, «tudo é possível», nas palavras do realizador em entrevista ao TV Contraluz. Num trailer que faz lembrar a aura de “The Lord of the Rings” ou “House of the Dragon”, a longa-metragem pode até ter um dragão com três asas, mas não um ogre anão. Isso sabe-se com certeza.
Previsões extrapoladas à parte, “O Mistério do Colar de São Cajó” vai trazer aos espectadores o Testículo em IMAX e mais uma dose de humor a que “Pôr do Sol” habituou os portugueses ao longo de duas temporadas, disponíveis na RTP Play.