São imensas as séries que invadem o nosso dia-a-dia com cenários mirabolantes e completamente imaginados. O CGI tem vindo a melhorar cada vez mais, permitindo que as produções transformem em pura realidade, ou aproximada, aquilo que antes era completamente impensável. Mas, por vezes, nem mesmo as mais icónicas séries dispensam a utilização de uma localização ou casas reais para as suas gravações.
Reunimos neste artigo 10 das casas que existem na realidade e que foram utilizadas como cenários de algumas séries bem conhecidas. A cereja no topo do bolo? Pelo menos uma delas podes alugar na plataforma Airbnb. Descobre tudo em baixo!
A casa das festas loucas de Cayetana Pando (“Élite”)
A casa onde são filmadas as cenas correspondentes à da personagem Cayetana Pando em “Élite” existe mesmo e fica em Madrid, Espanha. O local exacto não é conhecido, mas há dois anos a casa esteve à venda num site imobiliário espanhol pela módica quantia de quatro milhões de euros. Com uma arquitectura de linhas rectas e uma piscina infinita com vista sobre a cidade, a casa escolhida para as festas alucinantes dos jovens da série não é visitável, mas quiçá um passeio pelos arredores da cidade de Madrid não te faça dar de caras com o exterior?
O apartamento de Dexter Morgan (“Dexter”)
A grande maioria das cenas da série “Dexter” é filmada na praia de Long Beach, no estado da Califórnia (EUA) mas o conhecido apartamento do assassino em série protagonizado por Michael C. Hall está localizado na praia de Miami, no Sul da Flórida. O nome real destes apartamentos é Bay Harbor Club e fazem parte de um complexo privado reservado a membros. De qualquer forma, os complexos podem ser vistos do lado de fora ao passar de carro!
A assustadora Murder House (“American Horror Story”)
Como se o nosso imaginário não fosse suficiente, sim, é verdade, a casa utilizada na série “American Horror Story” para representar a arrepiante Murder House existe e o seu nome real é Mansão Rosenheim. O nome é herdado directamente do seu arquitecto Alfred Rosenheim, que a projectou no ano de 1902. Está localizada em Los Angeles, numa zona onde moram algumas das famílias mais ricas da Califórnia – Billionaire Row. A mansão passou de mãos várias vezes até chegar às dos actuais donos que a compraram em 2015 por 3,2 milhões de euros. A compra gerou ainda alguma controvérsia, já que os actuais donos processaram os antigos por não os terem devidamente informado sobre a relação da casa com a série “American Horror Story” que, segundo afirmam, lhes traz imensos casos de tentativas de arrombamento.
As senhoras pintadas e o cenário do apartamento real (“Full House”)
A controvérsia é real com esta casa. A imagem mais conhecida da série “Full House” contempla quatro ou cinco casas situadas na Alamo Square em São Francisco, que aparecem no genérico da série “Full House”, a sitcom dos anos 90. Estas casas de estilo vitoriano têm o nome de “Painted Ladies” e uma delas está até à venda por 3,5 milhões de dólares. Acontece que estas casas apenas aparecem no genérico e, na realidade, a série foi gravada numa outra casa na Rua Broderick, nº1709, na mesma cidade californiana. Esta casa foi vendida pela módica quantia de 5,35 milhões de dólares em 2020 e pertence agora a uma entidade privada. Ambas as localizações podem ser visitadas no seu exterior, que facilmente são associados à série na qual ganharam fama.
O apartamento nova-iorquino de Carrie Bradshaw (“Sex & The City”)
Os fãs da série “Sex & The City” conhecem de cor os degraus que levavam Carrie Bradshaw e as suas três amigas ao apartamento mais filmado da série. A casa é de propriedade privada e a invasão de privacidade foi tanta que hoje em dia os donos do apartamento colocaram uma corrente com um sinal a informar a proibição de passagem para todos os que caminhem pela rua mais famosa desta série chiq da HBO. Para os mais curiosos, a casa fica na Rua Perry, nº66, na cidade de Nova Iorque (EUA).
A vivenda da famíla White (“Breaking Bad”)
Já lá vão uns anos, mas há uma cena desta série “Breaking Bad” que irá sempre ficar marcada na memória, e essa cena acontece nesta vivenda. O episódio é da 3ª temporada e entrega-nos um Walter White frustrado com a sua vida a aplicar um certeiro lançamento de uma pizza inteira para o telhado da sua própria casa. Já sem pizza, a casa continua erguida na cidade de Albuquerque no estado do Novo México (EUA) e pertence a uma família.
O bloco de cimento futurista de Dolores Abernathy (“Westworld”)
As duas primeiras temporadas da série “Westworld” foram fruto de um grande imaginário, mas a 3ª temporada da série leva-nos para a famosa cidade de Los Angeles, e é lá que encontramos a casa que serviu de residência da personagem Dolores Abernathy. Está localizada em Encinitas, na cidade de Los Angeles e o seu nome real é Crescent House. Tirando algumas casas em redor que foram editadas ou alguns retoques de imagem para o resultado final em “Westworld”, a casa é muito semelhante ao que podemos ver nos frames da série. Foi vendida em Abril desde ano pela quantia de 23,5 milhões de dólares em menos de dois meses após ter sido colocada no mercado.
O glamour da casa Mackenzie (“Big Little Lies”)
Este edifício incrível foi escolhido a dedo para ser palco da residência de Madeleine Mackenzie, personagem da série “Big Little Lies”, que vive em Monterey, no estado da Califórnia (EUA). Tanto os exteriores como os interiores desta mansão foram utilizados nas filmagens da série. Apesar de não estar situada em Monterey, esta residência existe em Malibu, no estado da Califórnia (EUA) e está avaliada em 14,8 milhões de dólares.
A casa californiana de Joyce Byers (“Stranger Things”)
Na 4ª temporada, a família Byers muda-se da humilde cidade de Hawkins para a Califórnia e é esta a vivenda que está disponível para alugar no Airbnb. A casa está de facto situada em Albuquerque no estado do Novo México, e não na Califórnia, mas promete o maior conforto e uma boa experiência upside-down para os fãs que quiserem passar uns dias onde Will e Joyce “viveram” por uns tempos. Segundo apurado num documento publicado no fórum Reddit, levou à equipa de produção um mês para alterar a casa para estar pronta para as filmagens. Foi vendida logo após o final da pós-produção da temporada por 435 mil dólares.
O Café Central e o icónico prédio (“F.R.I.E.N.D.S.”)
A maior parte das cenas do apartamento dos amigos mais acarinhados dos anos 90 foram de facto gravadas em estúdio, mas a localização do prédio onde a série se desenrolou fica em Greenwich Village, na cidade de Nova Iorque. Por debaixo desse prédio, que tantas vezes cruzou as televisões, existe um café, mas que, infelizmente, não é o amado Central Perk. De facto, o Central Perk (ou uma representação do café favorito deste grupo efémero) situa-se na Rua Lafayette, nº 199, em Nova Iorque, e é possível visitar este café tornado museu que contém relíquias da série e vários itens associados às personagens Chandler, Monica, Rachel, Ross, Phoebe e Joey.