O actor norte-americano Jay Johnston foi detido pelo FBI no início deste mês pela sua alegada participação nos motins de 6 de Janeiro de 2021, quando o Capitólio dos EUA, em Washington D.C., foi invadido. Jay Johnston é mais conhecido pela sua participação na comédia “Mr. Show” e por emprestar a sua voz à animação “Bob’s Burgers”, da FOX.
Entre as acusações que levaram à detenção constam desordem civil, entrar ou permanecer num edifício ou propriedade restritos, conduta desordeira num edifício ou propriedade restritos e passagem iminente pela propriedade ou edifícios do Capitólio.
Os dados do FBI revelam que Jay Johnston voou para a cidade a 4 de Janeiro daquele ano, onde permaneceu até dia 7 do mesmo mês. Imagens partilhadas na conta oficial de Twitter da Federal Bureau of Investigation demonstram o actor no local durante os motins. Na altura, a entidade procurava identificar o indivíduo, que se revelaria o actor de “Bob’s Burgers”.
Jay Johnston fez também parte do elenco de séries como “Love”, “Modern Family”, Better Call Saul”, entre outras produções, focadas especialmente na comédia.
O The Hollywood Reporter partilha ainda uma imagem que conseguiu obter, onde se vê o actor numa festa vestido como Qanon Shaman, um homem acusado igualmente de invadir o Capitólio e que se declarou culpado, que ficou conhecido pelas imagens disseminadas do ocorrido nos órgãos de comunicação social.