Sofia y la vida Real (2023)

A série documental da HBO Max oferece aos espectadores o percurso daquela que foi durante quase quarenta anos a soberana de Espanha, ao lado do rei Juan Carlos. Quem foram os pais de Sofia? Como cresceu? Como conheceu Juan Carlos?

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing Sofia y la vida Real (2023)
HBO MAX

Se há tema que parece ter pano para mangas é o das famílias reais europeias. Depois de sabermos todos os pormenores das vidas actuais e passadas dos monarcas britânicos através de séries, filmes e documentários aos quais já se perdeu a conta, chega agora a vez de ser protagonista a Coroa espanhola, especificamente pela lente da rainha Sofia.

Ao longo de quatro episódios, a série documental “Sofia y la vida Real” oferece aos espectadores o percurso daquela que foi durante quase quarenta anos a soberana de Espanha, ao lado do rei Juan Carlos. Com uma vida marcada pelo exílio numa tentativa de fuga à guerra e pelo casamento tornado mediático, especialmente nos anos que antecederam a deposição de Juan Carlos, Sofia aparece sempre como uma figura secundária até mesmo na sua própria história.

É essa secundarização que a aposta disponível na HBO Max aborda, contada pelas palavras de vários intervenientes, como historiadores, jornalistas e políticos, mais ou menos próximos da família real, e, por vezes, pelas palavras dos protagonistas. Quem foram os pais de Sofia? Como cresceu? Como conheceu Juan Carlos? Qual foi o seu papel na chegada do marido ao trono numa altura em que Espanha estava sob alçada do ditador Franco? São estas questões que “Sofia y la vida Real” responde, deixando tantas outras no ar.

Com episódios longos e uma forma de exposição factual, auxiliada por imagens de arquivo do último século, esta série documental apresenta-se como um produto pensado para aqueles com curiosidade sobre a temática da realeza e que se interessam pelo tópico, mas também para qualquer outro que queira simplesmente descobrir ou saber mais sobre quem governa nuestros hermanos.