A série lusa “Cuba Libre” ganhou uma nova casa. Se és susbscritor/a Netflix, é já a partir de hoje que podes ficar a conhecer a história de Annie Silva Pais, interpretada pela actriz Beatriz Godinho, através da plataforma.
A aposta da gigante do streaming em conteúdo português tem sido recorrente. Depois de uma primeira original Netflix lançada em 2021, da adição de séries originalmente transmitidas pelo canal RTP como “Pôr do Sol” ou “Até Que a Vida Nos Separe” ao seu catálogo, chegou, em 2023, “Rabo de Peixe”, que conquistou não só terras lusitanas mas também outros territórios, garantindo-lhe uma nova temporada com data por estrear. A esta expansão produção lusitana, junta-se agora ao catálogo “Cuba Libre”, também uma série RTP.
“Cuba Libre” é uma produção HOP! Films inspirada na história real de uma mulher que não sabe conformar-se com o status quo. Annie Silva Pais é a filha única do último director-geral da PIDE que decide, num laivo de espontaneidade, trocar a vida na ditadura portuguesa pela Revolução Cubana, à época encabeçada por Che Guevara. Sempre pela perspectiva de Annie, “Cuba Livre” é uma amálgama de emoções, locais e personagens, que levam o espectador numa viagem colorida pela realidade política dura de um país e de uma mulher que trocou tudo o que sempre conheceu pela revolução.
Para além de Beatriz Godinho, o elenco conta ainda com Pierre Kiwit, Adriano Luz, Margarida Marinho, Lia Gama, Heitor Lourenço, entre outros.
Disponível na RTP Play desde 2022, esta produção já acrescentou vários prémios e nomeações ao seu dossier, desde nomeações para festivais internacionais de entre os quais Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim) a nomeações para os Prémios Platino em categorias como Melhor Mini-Série ou Tele-Série Cinematográfica ou Melhor Criador em Mini-Série ou Tele.Série, entre outras, a nomeação para os mais recentes portugueses Prémios Sophia.
Os seis episódios que revivem a história de Annie Silva Pais em “Cuba Libre” já estão disponíveis no catálogo da plataforma Netflix.