«Bem-vindos à Rebelião»: Tudo o que precisas de saber sobre a 2ª temporada de “Andor”

Já começou a contagem decrescente para o início do fim desta história de origem de uma das personagens mais importantes para a história moderna do universo Star Wars. Preparados?

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:8 mins leitura
You are currently viewing «Bem-vindos à Rebelião»: Tudo o que precisas de saber sobre a 2ª temporada de “Andor”
DISNEY+

«Bem-vindos à Rebelião.»

Faltam precisamente 12 dias para a chegada da 2ª temporada de “Andor” ao Disney+. Portanto, é altura de pôr a memória em dia e começar já esse rewatching antes de termos no pequeno ecrã o início do fim desta história do rebelde que nunca o quis ser. Podes ver um episódio por dia até 23 de Abril e ficar com as ideias em ordem para o que se avizinha!

Porém, se não estás numa onda de rever a primeira temporada (o que se passa contigo? Estás bem?), aqui fica não só um apanhado dos acontecimento mais importantes, mas também aquilo que muito provavelmente podemos esperar da 2ª temporada de “Andor”. Até porque o fim já conhecemos, certo? Se a resposta é não, então é altura de veres (e já) o filme “Rogue One”.

“Andor” é uma prequela da longa-metragem que mostra como a Rebelião teve o papel mais importante de todos logo a seguir ao R2-D2 no que ao fim do Império diz respeito. Diego Luna já dava vida a Cassian Andor nesta aposta do grande ecrã, mas ninguém sabia muito bem de onde este intrépido tinha saído. Talvez nem se tenham questionado de todo, mas thankfully Tony Gilroy achou que esta seria uma história interessante para contar num universo televisivo do franchise à data ainda pouco explorado. E acertou em cheio.

Esta é uma série que, mais do que fazer parte de uma galáxia gigante, vive por si só pela qualidade da narrativa, das interpretações, da realização e da mestria técnica de imagem e som. Quem não conheça nada de Star Wars pode ver os 12 primeiros episódios de “Andor” e acabar a gostar tanto ou mais do que um fã ávido deste universo. Mas deixemo-nos de divagações – “Andor” é dos melhores produtos ficcionais do audiovisual alguma fez feitos e ponto final.

O que aconteceu na 1ª temporada de “Andor”?

Vamos ao recap? Tudo começa na cidade de Ferrix, onde Cassian vive com a sua mãe adoptiva, Maarva (Fiona Shaw), e o droid B2-EMO (Dave Chapman) – Bee para os amigos. Ao tentar vender um equipamento imperial roubado a um misterioso comprador, Cassian começa a sua jornada na Rebelião ainda sem o saber. Luthen (Stellan Skarsgård) é uma das caras desconhecidas que puxa muitos cordelinhos para acabar com o reinado de Palpatine na Galáxia e que vê neste destemido ladrão um potencial que nenhum outro parece reconhecer.

Recrutado por Luthen para uma missão suicída am Aldhani, Cassian aceita roubar milhões de créditos ao Império e é bem-sucedido, embora nem todos os que se lhe juntam tenham um fim feliz. A partir daqui, tudo poderia correr bem, mas estamos a falar de Star Wars. Andor acaba preso por guardas imperiais e sentenciado a seis anos em Narkina 5. Numa fuga da prisão de fazer inveja a Michael Scofiled, o protagonista regressa à terra que o viu crescer para descobrir que a sua mãe morrera e que Ferrix está agora sob vigilância apertada do Imperial Security Bureau. Mas como nada é impossível, Cassian resgata a sua amiga de todos os tempos, Bix Caleen (Adria Arjona), torturada a mando de Dedra Meero (Denise Gough), e salva alguns dos que lhe são mais próximos (incluindo Bee!).

Numa última conversa com Luthen, Cassian decide juntar-se definitivamente à Rebelião e assim temos o mote para a 2ª temporada que nos leverá até aos momentos que antecedem “Rogue One”. Não esqueçamos que o tempo que Andor passou na prisão foi a ajudar a produzir peças para a Death Star. E se este resumo resumido não te parece suficiente, fica em baixo um vídeo de 14 minutos disponibilizado pelo Disney+.

E o que podemos esperar da 2ª temporada?

Muito se esperou por esta temporada, que sofreu mais contratempos do que seria de esperar devido à greve dos guionistas e dos actores que afectou uma lista considerável de produções em 2023 e 2024. As gravações iniciaram-se em Novembro de 2022 e só terminaram em Fevereiro de 2024, o que levou a que a estreia prevista para Agosto do ano passado se atrasasse para 23 de Abril de 2025 (data de estreia em território português).

Setbacks à parte, está quase a ser desvendado aquilo que até agora são só suposições. Qualquer herói precisa de um grande vilão e em “Andor” essa figura tem o nome de Orson Krennic (Ben Mendelsohn), o responsável por assegurar a construção da Death Star. Aos seus planos diabólicos juntam-se a dupla Syril Karn (Kyle Soller) e Dedra Meero, que provavelmente vão continuar a fazer de tudo para tornar a vida de Cassian o mais difícil possível.

Em entrevista à Esquire, Diego Luna revela que nos novos episódios o protagonista começa a reunir os primeiros elementos da aliança rebelde, fundamental para descobrir os planos da arma de destruição maciça, que acabam por ser entrgues a R2-D2. Já segundo Kyle Soller, a Disney «aumentou tudo ao máximo» na segunda temporada. «Há mais pessoas, mais planetas, mais mundos.» Podemos, assim, esperar não só novas personagens, mas também novos locais, introduzidos após um salto temporal que posiciona a série mesmo antes dos eventos de “Rogue One”.

Definitivamente de volta estarão Syril Karn, Bix Caleen e Luthen, assim como Mon Mothma e o veterano de guerra Saw Gerrera (Forest Whitaker). Quem (ou o que) não faltará também é o droid K-2SO, a quem Alan Tudyk empresta a voz. Sem qualquer tipo de garantias, mas com muita esperança no coração, poderá ainda estar na lista Kino Loy (Andy Serkis).

Quando regressa “Andor”?

A 2ª e última temporada de “Andor” chega a Portugal dia 23 de Abril através do Disney+ – apenas algumas horas após a estreia internacional. E a boa notícia é que aterra logo em dose tripla. Quem é apologista de esperar pelo fim das temporadas para ver tudo de seguida vai gostar de saber que a cada semana serão lançados conjuntos de três episódios, cada um encerrando um capítulo na jornada de Cassian Andor até ao derradeiro fim.