Janeiro é mês de recomeços e esse lema não se aplica só às vidas pessoais e metas a cumprir durante os próximos meses. Também as séries têm novidades para dar, nomeadamente “Shõgun”, cuja produção da 2ª temporada se inicia neste primeiro mês de 2026.
A par do regresso ao set de filmagens em Vancouver, no Canadá, há outras revelações: “Shõgun” terá novos nomes e caras no elenco. Já confirmados estão Asami Mizukawa (Aya), Masataka Kubota (Hyūga), Sho Kaneta (Hidenobu), Takaaki Enoki (Lord Ito) e Jun Kunimura (Gōda).
Já de volta estão os conhecidos do público Hiroyuki Sanada (Toranaga) e Cosmo Jarvis (Blackthorne), Fumi Nikaidô (Ochiba), Shinnosuke Abe (Buntaro), Hiroto Kanai (Omi), Yoriko Dôguchi (Kiri), Tommy Bastow (Alvito), Yuko Miyamoto (Gin), Eita Okuno (Saeki) e Yuka Kouri (Kiku).
Da primeira temporada regressam igualmente dois dos realizadores premiados de “Shōgun”: Hiromi Kamata (episódio 6, “Ladies of the Willow World”) e Takeshi Fukunaga (episódio 7, “A Stick of Time”), que integrarão a realização da segunda temporada a par de Anthony Byrne (“Say Nothing”), Kate Herron (“Loki”) e Justin Marks.
Na primeira temporada, Lord Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) lutou pela sobrevivência enquanto os seus inimigos no Conselho de Regentes se uniam contra ele. Quando um misterioso navio europeu foi encontrado abandonado numa aldeia próxima, o seu piloto inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) partilhou segredos estratégicos vitais com Toranaga, que fizeram pender a balança do poder a seu favor para vencer uma guerra civil que definiu um século.
A segunda parte de Shōgun passa-se dez anos após os acontecimentos da primeira temporada e continua a saga de inspiração histórica destes dois homens de mundos diferentes, cujos destinos estão intimamente ligados.
A primeira temporada de “Shōgun” conquistou 18 Emmys em 2024, estabelecendo o recorde do maior número destes prémios para uma série numa única temporada. Foi a primeira série do FX a ganhar o prémio de Melhor Série Dramática, Hiroyuki Sanada tornou-se o primeiro actor japonês a ganhar o Emmy de Actor Principal numa série dramática e Anna Sawai fez história como a primeira actriz de origem asiática a ganhar o prémio de Actriz Principal na mesma categoria. Também nos Golden Globes a série saiu vencedora, com quatro dos principais galardões na mão.
“Shõgun” pode ser visto em Portugal no Disney+.





