“Cuba Libre” chega à RTP como uma «lufada de ar fresco muito complexa e emocional»

A nova série da RTP conta a história verídica da filha do último director da PIDE, que se apaixona por Che Guevara.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:3 mins leitura
You are currently viewing “Cuba Libre” chega à RTP como uma «lufada de ar fresco muito complexa e emocional»
Beatriz Godinho no papel de Annie Silva Pais | HOP! - FILMS

“Cuba Libre” é o nome do mais recente projecto da RTP a chegar aos pequenos ecrãs dos portugueses e que promete agarrar tanto gerações mais velhas como mais novas. Protagonizada por Beatriz Godinho, esta história acompanha o percurso de Annie Silva Pais, a única filha do último director da PIDE, que se encantou pela Cuba de Fidel Castro e se apaixonou por Che Guevara.

Gravada entre Portugal e Cádis, Espanha, “Cuba Libre” vai percorrer mais de trinta anos de história e traçar o destino das personagens que fizeram parte da vida de Annie Silva Pais, mas não só. A série vai também mostrar alguns dos principais acontecimentos verídicos que sucederam entre os final da década de 1950 e o início de 1990, trazendo à televisão aquilo que Beatriz Godinho afirma ser uma «lufada de ar fresco muito complexa e emocional, que vive também das relações de todas as personagens».

A protagonista desta produção nacional esteve à conversa com o Contraluz durante a apresentação da grelha da RTP, no passado dia 14 de Setembro, em Lisboa, e revela que a série se centra «tanto em relações e emoções humanas, como em ideais que são universais e que acabam por nos ligar a todos, independentemente das idades, das culturas e das histórias pessoais».

Além da grande extensão temporal que “Cuba Libre” incorpora na narrativa, são também vários os actores internacionais que integram o elenco da produção. De facto, o criador e realizador Henrique Oliveira destaca a série como aquela que tem o maior elenco internacional de entre as apostas nacionais já feitas.

«Um elenco internacional é bom, porque vêm com outras experiências, outras vivências, outra energia. É uma experiência muito positiva poder viver um projecto assim», afirma Beatriz Godinho, em entrevista ao Contraluz. Margarida Marinho, Pierre Kiwitt, Adriano Luz, Victorio D’Alessandro, Lia Gama e Heitor Lourenço são alguns dos nomes que dão vida às personagens da série.

“Cuba Libre” tem estreia marcada para o dia 21 de Setembro, às 21h, com transmissão semanal dos novos episódios na RTP. Além disso, todos os capítulos são disponibilizados na RTP Play, às quartas-feiras, a partir das 12h.

1 / 6
HOP! - FILMS
2 / 6
HOP! - FILMS
3 / 6
HOP! - FILMS
4 / 6
HOP! - FILMS
5 / 6
HOP! - FILMS
6 / 6
HOP! - FILMS