A longa espera está mais perto de terminar. A nova série “Morangos com Açúcar”, assim renascida das cinzas, a estrear no final de 2023 na Prime Video e na TVI em simultâneo, está em fase de produção. O TV Contraluz deslocou-se ao local das filmagens para conhecer os actores e actrizes que darão vida a algumas personagens da nova versão desta série juvenil que conquistou uma geração.
“Morangos com Açúcar” vai dar início a um novo ano lectivo no eterno Colégio da Barra, onde os novos estudantes vão conhecer os antigos. As eternas cliques vão estar reflectidas em dois grupos: os populares e os alternativos, como assim indica a Prime Video em comunicado de imprensa. As emoções vão estar ao rubro para estes jovens que partilham dilemas e esperanças, mas que, no fim, tomarão diferentes caminhos.
Vicente Gil é um dos protagonistas desta nova adaptação. A sua personagem é o Miguel: um espírito livre, surfista de corpo e alma, filho de Simão Navarro (Pedro Teixeira). O seu sonho é tornar a prática de surf na sua carreira profissional, mas a relação de tensão com o seu pai, que não aprova a ideia, irá complicar as coisas.
«É sempre um privilégio, como actor, poder protagonizar qualquer projecto que seja», revela o jovem actor. Vicente Gil, que passou por três estágios de casting durante o processo de selecção para o elenco da série, reconhece a responsabilidade que tem aos ombros, como personagem principal deste reboot, embora, por outro lado, sublinhe que não gosta «de criar essa relação» com os colegas com quem contracena. «Um actor é um actor, ponto final», remata.
Como seria de esperar, haverá sempre um (ou, no caso, uma) antagonista pronto a dificultar a vida de quem se cruza no seu caminho. Margarida Corceiro é a responsável por dar vida a Gabi: a «menina ‘fixe’ da escola» que «quer muito ser influencer» que, no fundo, «ninguém suporta», como a descreve a actriz.
«Sou a má da fita, é verdade, e dá-me um certo ‘gozinho’», assinala a actriz entre risos, enquanto revela o seu entusiasmo pelas nuances da construção desta personagem. Margarida Corceiro iniciou a sua carreira televisiva no mundo das telenovelas, sendo que já representou anteriormente um papel de vilã na telenovela “Quero é Viver”.
A actriz não deixa escapar o seu apreço por todo o trabalho desenvolvido em “Morangos com Açúcar”, aguçando as expectativas dos futuros espectadores: «Está um projecto com qualidade, a fotografia está lindíssima, portanto, acho que tem tudo para dar certo.»
Junto a Gabi estará a jovem Emília. «É um dos braços direitos da Gabi, anda sempre com ela, sempre pronta para a ajudar», revela Rita Guerner, uma das mais jovens actrizes que chegou a “Morangos com Açúcar” através do casting aberto realizado em Fevereiro. «A Emília é, assim, um mistério», afirma a actriz.
Se Rita Guerner se lançou ao casting aberto foi pelo seu «interesse na história dos ‘Morangos [com Açúcar]’» e pela sua «paixão pela representação», mas confessa que foi uma «experiência diferente» do que esperava.
Com apenas 18 anos, Guerner junta-se ao vasto elenco que compõe o reboot da série juvenil mais acarinhada dos anos 2000 em Portugal e reconhece que tem «aprendido imenso» com todos os seus colegas de trabalho.
Estando recheada de personagens vastas, com diferentes personalidades, era natural que “Morangos com Açúcar” tivesse também no seu ecossistema um Frederico Romão, ou Fred para os amigos. Quem dá vida a este «galvanizador das tropas» é Cláudio de Castro, que assim descreve a sua personagem, acrescentando ainda que Fred é «o eterno repetente do Colégio da Barra».
Cláudio de Castro já tem uma vasta carreira no teatro» mas é a primeira vez que abraça um projecto televisivo desta envergadura, pelo menos de forma recorrente. «Está a ser muito interessante perceber como é que calibro a minha ferramenta como actor a este formato, que é completamente diferente do teatro e do que eu tenho feito até agora», afirma o actor que descreve ser «muito entusiasmante» saber que irá agora fazer parte do elenco que «fica na prateleira dos ‘Morangos [com Açúcar]’».
É na multiplicidade de personagens representativas de uma geração que poderá estar o ganho desta nova versão da série. Cláudio de Castro, reconhecendo a responsabilidade que tem em mãos, não deixa de sublinhar que esta é «uma geração muito activa» que «já não deixa passar certas coisas» e que o desafio que encara é o de «estar com o mesmo à vontade a defender as mesmas questões [que a geração a que se dirige a série coloca], sem as tratar de forma banal».
A antecipar a chegada prevista desta produção para o último trimestre de 2023, a Prime Video disponibilizou algumas imagens do set de gravações de “Morangos com Açúcar” que já conta com a confirmação de duas temporadas, ainda antes da estreia.