09/11/2023: A Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists e a Alliance of Motion Picture and Television Producers chegaram, no passado dia 08 de Novembro de 2023, a uma tentativa de acordo que porá fim à greve dos actores e actrizes de Hollywood, sujeito à redacção da documentação contratual oficial. Os detalhes afectos às novas negociações podem ser consultados no mais recente artigo relativo ao novo contrato entre os actores e os estúdios de produção.
Os actores e actrizes de Hollywood entraram oficialmente em greve. As negociações entre a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) e a Writers Guild of America (União Laboral de Argumentistas), que resultaram na famosa greve dos argumentistas, iniciada a 2 de Maio, parece ter gerado uma onda positiva de procura de melhores condições para os profissionais do audiovisual na grande Hollywood.
Paralelamente a essas discussões, a organização responsável pelos grandes estúdios de produção (Amazon, Apple, Disney, NBCUniversal, Netflix, Paramount, Sony e Warner Bros. Discovery) estava em renegociação de contratos com a união laboral dos actores – SGA-AFTRA (União Laboral de Actores & Federação Americana de Televisão e Rádio) –, da qual não se obteve um resultado favorável.
As negociações contratuais entre a AMPTP e a SAG-AFTRA começaram há varias semanas, no dia 7 de Junho, e, à falta de consenso entre ambas as organizações, foram estendidas até ao passado dia 12 de Julho, já posterior ao término do contrato de trabalho entre ambas. No último dia de negociações, a SAG-AFTRA concordou em ter mediação federal, mas, de acordo com o site Deadline, alegou não ter confiança de que “os empregadores tenham intenção de chegar a um consenso”.
Assim, e após as 12 badaladas, a SAG-AFTRA anunciou que esta quinta-feira, dia 13 de Julho, pela manhã, horário local (PST), realizar-se-ia uma reunião com o Conselho Nacional deste sindicato para votar a ordem de greve, devido à alegada incompatibilidade com a AMPTP para obter um “contrato justo em relação a objectivos fulcrais” para os membros da união laboral. Como anunciado pela própria SAG-AFTRA em conferência de imprensa no passado 13 de Julho, a organização sindical que representa milhares de actores e actrizes pelo mundo entrou em greve no dia 14 de Julho pelas 00h01, horário local (PST).
O que falhou e o impacto da greve dos actores
De acordo com a própria organização SAG-AFTRA, as negociações contratuais incluíam pedidos de melhoria em termos de compensação monetária, avaliação concreta da potencial ameaça da inteligência artificial e segurança contratual relativamente à exploração sem consentimento e/ou compensação monetária dos actores associados.
A SAG-AFTRA entrou nas negociações, segundo sugere o site norte-americano Variety, à procura de uma forma de reconhecer o sucesso das produções televisivas nos seus membros, seguindo uma fórmula de compensação residual contínua. Para além disso, em cima da mesa estiveram regulamentações para o uso da inteligência artificial, requerendo que “os actores sejam pagos pelo uso de inteligência artificial em processos de produção, bem como limitar audições para papéis por via digital”, por forma a mitigar os riscos que alegam existir.
Apesar de inicialmente as negociações aparentarem estarem a seguir positivamente, nos últimos dias a mensagem entregue pela SAG-AFTRA e pela AMPTP ao público tem sido distinta, denotando-se claramente um afastamento de objectivos de ambas as partes.
É a própria união, em comunicado, que refere que “a AMPTP se recusa a reconhecer as mudanças da indústria e da economia” e a forma como estas têm um “impacto prejudicial em todos os que trabalham para os estúdios”. Numa mensagem pública logo após a expiração da data de negociações, é a presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, que se dirige ao público, afirmando que as respostas da AMPTP aos pedidos foram «insultuosas e desrespeitosas» face às «contribuições sólidas para a indústria».
Mas afinal o que significa então a greve dos actores? Durante a conferência de imprensa, que esteve recheada de emoções fortes, a SAG-AFTRA lançou as normas para os actores que são representados pela mesma e que incluem as seguintes indicações:
- Os actores e actrizes abrangidos pela SAG-AFTRA não podem participar em qualquer trabalho activo on-camera incluindo representar papéis, cantar, dançar, fazer trabalho de duplo, pilotar, fazer trabalhos de marionetas ou qualquer trabalho de captura de imagem;
- Os actores e actrizes abrangidos estão também impedidos de participar em qualquer trabalho off-camera como por exemplo dobragens, promoções em trailers, dobragens, cantar, narração e coordenação de duplos e serviços relacionados;
- Todo o trabalho de background, incluindo figuração, fotografia, testes de guarda-roupa e maquilhagem, ensaios e testes de câmara, entrevistas e audições (incluindo self-tape) e promoção publicitária de trabalho sob alçada dos contratos televisivos com a AMPTP (incluindo tours, entrevistas, convenções, exposições, festivais, painéis, antestreias, galas de entrega de prémios, redes sociais, podcasts e junkets de imprensa) estão interditos aos actores e actrizes representados pela SAG-AFTRA;
- Negociações contratuais e consentidas para serviços a serem efectuados no futuro que incluam os acima mencionados, bem como qualquer novo acordo relacionado com material promocional e a criação de réplicas digitais de trabalho antes efectivado estão também interditas;
Como resultado destas normas, e ao 1º dia da greve, foi cancelada a antestreia da série “Special Ops: Lioness”, com Zoe Saldaña e Nicole Kidman. Também um dos principais eventos afectados pela greve dos actores é a San Diego Comic Con, cujos painéis dedicados a “Abbott Elementary”, “Jury Duty” e “The Wheel of Time” entre outros já foram cancelados.
No dia 17 de Julho, a 2ª temporada da série “Interview With a Vampire” entrou em pausa de produção como consequência resultante da greve a decorrer. A confirmação foi feita pela própria AMC, de acordo com o site norte-americano Deadline. O presente artigo continuará em actualização para produções afectadas, bem como quaisquer outro dados informativos relevantes.
De acordo com o site Deadline, a AMPTP reagiu à autorização de greve em comunicado, sugerindo que o resultado das negociações não foi o que procuravam. “Uma greve não era certamente o resultado que queríamos, uma vez que os estúdios não conseguem operar sem os performers que dão vida às nossas séries e filmes”, refere o comunicado. “A União (SAG-AFTRA) escolheu, infelizmente, um caminho que vai levar as milhares de pessoas que dependem da indústria a uma situação financeira complicada”, termina a organização.
Solidariedade em Hollywood
A onda de manifestações parece estar a crescer e a abraçar-se entre organizações, já que no passado dia 12 de Julho, meras horas antes do término da data estipulada para as negociações entre a AMPTP e a SAG-AFTRA, os membros da WGA (União Laboral de Argumentistas), IATSE (Aliança Internacional de Artistas de Palco) e DGA (União Laboral de Realizadores) expressaram a sua solidariedade para com os membros da SAG-AFTRA.
Num comunicado conjunto, estas organizações manifestaram-se como apoiantes da decisão da SAG-AFTRA caso decidissem entrar em greve face à falha nas negociações com os estúdios. “Hollywood deve ser um local onde todos os funcionários, à frente e atrás do ecrã, são tratados de acordo com o seu valor, capacidades e talento”, refere o comunicado.
“Enquanto os estúdios detêm um valor conjunto aproximado aos triliões de dólares, milhares de milhões de espectadores a nível global e lucros excessivamente elevados, esta luta não é sobre actores contra os estúdios, mas sim sobre todos os funcionários de todos os departamentos na indústria juntarem-se para prevenir que as grandes empresas corroam as condições pelas quais lutámos durante décadas”, concluem os membros representativos das várias uniões.
A greve dos argumentistas continua a decorrer sem previsão de término e, pela primeira vez desde 1960, agrega os membros da união laboral dos actores nas suas manifestações por melhores condições de trabalho.
Artigo actualizado a 14/07/2023, às 11h34, com informação sobre o início oficial da greve dos actores, normas da greve e produções afectadas.
Artigo actualizado a 21/07/2023, às 16h45, com informação sobre a San Diego Comic Con 2023 e a série “Interview With a Vampire”.
Artigo actualizado a 09/11/2023, às 10h51, com informação sobre uma tentativa de acordo entre a SAG-AFTRA e a AMPTP