Com medo da chuva? 14 séries para ficar em casa no Halloween

Para facilitar a escolha, dividimos a nossa selecção "Halloweenesca" por plataformas de streaming. Assim, podes olhar apenas para aquelas a que tens acesso e poupar a dor de ficar interessado numa série fora do alcance.

  • Post author:Avatar photoFilipa Almeida
  • Reading time:9 mins leitura
You are currently viewing Com medo da chuva? 14 séries para ficar em casa no Halloween
''Ratched'' | Netflix

Esta noite as bruxas saem para brincar, as abóboras sorriem-nos de forma mais ou menos assustadora e há fantasmas e vampiros por todo o lado. Mas, no meio de tanta confusão, estaremos nós a esquecer-nos do mais importante? Amanhã é feriado! E o que é que isto significa? Para muitos, será um dia de descanso e não conhecemos melhor forma de descansar do que abraçar o sofá e as mantas, ligar a televisão (ou o computador, ou o telemóvel, ou o tablet, ou o projector…) e desfrutar de uma série.

Mas já que estamos em modo Halloween… Cedemos à pressão e reunimos sugestões de séries que nos ajudam a entrar no mood. Algumas são autênticos thrillers, outras piscam o olho ao humor e outras… Bem, outras são um verdadeiro regresso aos anos 90 (olá, Angel).

Para facilitar a escolha, dividimos a nossa selecção “Halloweenesca” por plataformas de streaming. Assim, podes olhar apenas para aquelas a que tens acesso e poupar a dor de ficar interessado numa série fora do alcance.

OPTO “Santiago” e “Lua Vermelha”

Comecemos por duas propostas em português. Na OPTO, plataforma de streaming da SIC, é possível encontrar algumas sugestões que gritam Dia das Bruxas. “Santiago”, por exemplo, embora não apresente nenhum dos vilões habituais do Halloween, oferece-nos um dos elementos centrais desta data: medo. É que “Santiago” conta a história de uma família de peregrinos que, no Caminho de Santiago, é confrontada com um serial killer.

”Santiago”

Na OPTO encontramos também “Lua Vermelha”, já um clássico da ficção nacional. Neste caso, estamos perante uma produção pensada para o público juvenil em que uma rapariga comum e um vampiro se apaixonam. Tudo isto em pleno secundário. Drama much?

“Lua Vermelha”

Prime Video“The Terror” e “The Purge”

O que é que acontece quando a Marinha Real Britânica se aventura pelo Ártico? Suspense, drama e terror. Pelo menos são estas as categorias em que a Prime Video insere “The Terror”, série que retrata a perigosa viagem e sobrevivência de quem achou que era boa ideia (ou foi forçado a) meter-se num barco por águas turbulentas.

“The Terror”

Outra sugestão que poderá levantar os pêlos dos braços é “The Purge”, série que parte de uma premissa curiosa: uma vez por ano, todos os crimes, incluindo homicídio, são legais nos Estados Unidos da América durante um período de 12 anos.

“The Purge”

Netflix “Chilling Adventures of Sabrina” e “Ratched”

Quem cresceu nos anos 90 e início do novo milénio, lembra-se certamente de “Sabrina, the Teenage Witch”, mas não é preciso ter acompanhado Melissa Joan Hart no papel de bruxa adolescente para gostar de “Chilling Adventures of Sabrina”, série que marca o regresso desta personagem. Lançada em 2018, mostra um lado mais sombrio da história da menina meio humana, meio bruxa, mas sem esquecer os problemas típicos da juventude.

“Chilling Adventures of Sabrina”

Já “Ratched”, com apenas uma temporada, conta a história de uma enfermeira que trabalha num hospital psiquiático – um dos cenários preferidos para tramas de terror. Sarah Paulson protagoniza esta série, que conta com Ryan Murphy como criador (a mente também por detrás de “Glee”, “American Horror Story” ou “Dahmer”).

“Ratched”

HBO Max“The Outsider” e “Pretty Little Liars”

Se falamos de Halloween e terror, temos de falar de Stephen King. E “The Outsider” é uma série baseada precisamente no romance homónimo de Stephen King, que explora a investigação de homicídio de um jovem rapaz e, de acordo com a sinopse, da força misteriosa que rodeia o caso.

“The Outsider”

Também na HBO Max, temos outra sugestão que é uma espécie de leve dois, pague um. Falamos de “Pretty Little Liars” e de “Prettly Little Liars: Orignal Sin” – a primeira é a série original (de 2010) e mistura adolescência, segredos, ameaças e muito, mas mesmo muito, suspense; a segunda é um spin-off (de 2022) que apresenta um novo grupo de amigas, mas exactamente os mesmos problemas. E se funcionou à primeira, não há motivo para não resultar à segunda…

“Pretty Little Liars”

Apple TV+“The Changeling” e “Servant”

Há histórias de terror que começam com um conto de fadas e é isso que acontece com “The Changeling”. Nesta série, Apollo e Emma vivem uma história de sonho, mas a felicidade acaba quando Emma desaparece e Apollo se vê obrigado a redescobrir a cidade de Nova Iorque, com direito a magia, sonhos premonitórios e monstros. Os ingredientes perfeitos para esta época.

“The Changeling”

“Servant”, por seu turno, dá-nos a conhecer um casal em luto e que, de repente, se vê a braços com uma força misteriosa nas suas vidas, que é como quem diz um boneco que a mãe acredita ser uma espécie de reencarnação do filho. E há lá coisa mais assutadora do que bonecos.

“Servant”

Disney+ “Scream Queens” e “Angel”

E porque nem todo o terror tem de ser muito sério, sugerimos “Scream Queens”, que combina nas doses certas arrepios e risos. Com duas temporadas, assume-se como uma antologia, o que significa que cada temporada se foca em histórias diferentes. No caso da primeira temporada, temos um campus universitário; já na segunda, contamos com um hospital como cenário.

“Scream Queens”

E para os fãs do revivalismo, sugerimos “Angel”, série transmitida originalmente entre 1999 e 2003 e que conta com David Boreanaz (o Seeley Booth de “Bones”) no papel principal. Aqui, o actor é Angel, um vampiro com centenas de anos que procura a redenção ao salvar almas perdidas em Los Angeles. Para quem for fã da personagem, Angel também pode ser encontrado em “Buffy: The Vampire Slayer”.

“Angel”

SkyShowtime “Twin Peaks” e “Penny Dreadful”

Na SkyShowtime começamos por sugerir um clássico: “Twin Peaks”, drama policial que conta a história de um agente do FBI que viaja para uma pequena cidade para resolver o assasinato de uma estudante do secundário. E o que é faz com que esta seja uma opção que grita Halloween? O tom sobrenatural (por falar em sobrenatural, “Supernatural” também é sempre uma boa ideia…) e de surrealismo dos diálogos.

“Twin Peaks”

Por fim, “Penny Dreadful”, onde algumas das personagens mais assutadoras da literatura se juntam no mesmo ecrã. Com Londres Vitoriana como pano de fundo, esta produção é capaz de colocar na mesma trama Dr. Frankenstein, Van Helsing, Hecate e Conde Drácula.

“Penny Dreadful”