O pé direito (e o esquerdo também) já está quase a pisar 2025 e nada como uma boa dose de previsões para aguçar a curiosidade do que o novo ano irá trazer ao pequeno ecrã.
São novas temporadas de séries já de sucesso, novidades há muito prometidas ou propostas que parecem ter todos os ingredientes para entregar uma boa refeição.
Assim, juntamos algumas das séries que se querem ver a assinalar o quarto de século e cuja expectativa está, neste momento, bastante elevada por esta ou aquela razão.
The Night Agent T2 | Netflix
A 1ª temporada deste thriller de espionagem inspirado na obra homónima de Matthew Quirk conquistou os subscritores da Netflix. Peter Sutherland parecia estar resignado à mais aborrecida das missões que o FBI tinha para oferecer: monitorizar uma linha telefónica de emergências… cujo telefone nunca tocava. Um dia, Peter é surpreendido com uma chamada que depressa descobre ser apenas a ponta do iceberg que desvenda uma conspiração que pode colocar em risco os Estados Unidos da América.
É já dia 23 de Janeiro que chega um novo conjunto de episódios que prometem entregar tensão, emoções à flor da pele e um cocktail de acção capaz de prender qualquer um ao ecrã: um enredo de traição, perseguição e operações especiais que envolvem agentes da CIA e do FBI simultaneamente.
Andor T2 | Disney+
Corria o ano de 2022 quando “Andor” presenteou os fãs de Star Wars com uma história e visuais que lhe valeram, até hoje, o carimbo de melhor série live-action deste universo. Cassian Andor (Diego Luna) não era nenhum desconhecido dos espectadores – afinal de contas, é uma das peças fulcrais para pôr fim ao Império com a ajuda da Resistência, tal como demonstra o filme “Rogue One” -, mas pouco ou nada se sabia realmente sobre ele e é aí que esta produção entra em acção.
Muitos temeram que a série seguisse o mesmo caminho que “The Book of Boba Fett”, chegando ao fim sem acrescentar grande coisa. Mas aconteceu precisamente o contrário. A primeira temporada entregou tudo de forma exímia, portanto ficou claro que só havia uma coisa a fazer: mais uma temporada.
Assim, três anos depois da estreia, “Andor” está de volta ao Disney+ para mostrar os pózinhos finais do caminho de Cassian até ao derradeiro sacrifício. Espera-se que o criador Tony Gilroy siga as pisadas anteriores e entregue uma série digna de todos os prémios e todos os louvores, deixando os fãs orgulhosos.
Lume | RTP
As co-produções luso-galegas têm sido uma lufada de ar fresco na televisão. Desde “Operação Maré Negra” a “Motel Valkirias”, foram várias as apostas ibéricas que conquistaram o público.
Desta vez é “Lume” que ganha lugar no palco principal através da parceria RTP e TV Galicia: uma espécie de thriller ecológico que acompanha o desbravar de incêndios na Península Ibérica na fronteira entre Galiza e Portugal. A personagem principal é Lucía que investiga a origem destes fogos sem fim depois de o seu pai ter sido acusado de começar o fogo e se ter suicidado na prisão, descobrindo a verdade sobre interesses económicos que nunca deviam ter visto a luz do dia, escondidos pela destruição causada pelo fogo.
Lúcia Moniz, Albano Jerónimo, Ricardo Pereira e Diogo Amaral são alguns dos veteranos da televisão portuguesa que vamos poder ver nesta produção de Sérgio Graciano e Giselle Llanio que junta as produtoras Coral Europa e Setemedia.
“Lume” irá estrear em 2025 e será transmitida em Portugal na RTP e em Espanha na TV Galicia. Entretanto, os direitos de distribuição internacional já foram também adquiridos pela ZDF Studios, registado em exclusivo pelo site Variety.
The Last of Us T2 | Max
A história de Ellie e Joel conquistou o mundo. Quer-se dizer… Já tinha conquistado, ou não tenha o videojogo que inspirou a série ganhado vários prémios ao longo dos anos. Mas se há adaptação televisiva que correu bem foi esta.
Pedro Pascal e Bella Ramsey dão vida a este par improvável que precorre os Estados Unidos com a missão de salvar o mundo de um apocalipse zombie – provocado por um fungo que teima em reproduzir-se rapidamente. Ellie é imune ao vírus e parece ser a resposta para todos os problemas da humanidade, enquanto Joel é apenas o sobrevivente que foi designado para a levar a um lugar seguro.
Da lealdade à origem, à construção de diálogo, aos cenários incríveis, tudo correu bem em “The Last Of Us”. Talvez por isso tenha tido direito a uma segunda temporada meros dias após estrear a primeira na plataforma Max.
E como seria expectável, depois de uma entrega que agradou a críticos, fãs e novatos no universo criado pela Naughty Dog, a 2ª temporada só pode estar numa das mais aguardadas de 2025.
One Piece T2 | Netflix
A maldição das adaptações live-action de anime parece ter acabado com a chegada de “One Piece”. Foram anos a fio de preparação, amor, entrega e cuidado para que os fãs do universo louco de Eiichiro Oda pudessem ter um produto digno do trabalho que tem vindo a ser feito há mais de 20 anos pelo criador deste mangá.
“One Piece” traz ao pequeno ecrã as aventuras de Monkey D. Luffy e dos seus fiéis companheiros – os Strawhat Pirates – em busca do tesouro one piece, o legado de um dos maiores piratas de todos os tempos. Amizade, aventura e liberdade pautam esta história e a nova temporada promete trazer mais personagens, mais acção, mais, mais e mais.
Ainda não há data de estreia prevista, mas quem já esperou um ano e meio, espera mais um pouco, não é?
Punto Nemo | RTP & Prime Video
Há mais uma co-produção no saco da RTP, desta vez em parceria com a Prime Video, que junta as produtoras Ukbar Filmes, Maré Branca Produções e Ficción Producciones, responsáveis por “Operação Maré Negra”.
Serão seis episódios onde os participantes de uma expedição de cientistas e da Marinha Espanhola embarcam num navio para consciencializar o mundo sobre os problemas da famosa ilha de plástico, localizada no Oceano Pacífico.
Fantasia irá misturar-se com drama quando estes investigadores são arrastados pelas correntes e tempestades marítimas para uma ilha nos confins da Terra, outrora habitada por soldados russos.
Se o sucesso das co-produções luso-espanholas não for suficiente para aguçar a curiosidade, certamente um elenco de luxo o será. Najwa Nimri, Alba Flores (“La Casa de Papel”) e Oscar Jaenada (“Operação Maré Negra”) juntam-se às portuguesas Margarida Corceiro e Sara Matos nesta aventura pelo azul sem fim.
Suits L.A. | N/A
Era quase esperado que, depois do sucesso estrondoso desde que foi comprada pela Netflix, “Suits” tivesse uma espécie de revival. A história de Harvey Specter e Mike Ross pode ter terminado, mas o universo de Aaron Korsch irá certamente continuar com “Suits L.A.”.
É a vez de Ted Black, um dos colegas de Harvey no escritório do Procurador da Justiça de Nova Iorque, ganhar protagonismo no mundo da lei do entretenimento. Stephen Amell veste a pele deste ambicioso advogado e o icónico legalese de Korsch irá voltar de novo ao pequeno ecrã.
O pior? Ainda não há certeza de que a série será transmitida nos canais portugueses, mas depois do sucesso da série-mãe vamos ter esperança de que a nova incursão chegue em breve.
Stranger Things T5 | Netflix
Parece mentira, mas não. Está finalmente a chegar o culminar da história do mundo ao contrário da pequena cidade de Hawkins. A 5ª temporada de “Stranger Things” promete, acima de tudo, trazer respostas.
Quem diria que um simples jogo de Dungeons & Dragons ia virar do avesso a vida destes cinco jovens? “Stranger Things” começou há oito anos numa fantasia passada nos anos 80, com vilões impossíveis, e soluções também, mas não houve temporada que decepcionasse.
Dos poderes de Eleven, ao Demogorgon, ao Vecna, às voltas que os jovens intrépidos e os seus pais deram para chegar a uma 4ª temporada em que o espectador percebe que tudo está ligado e tudo tem uma resposta.
Três anos após a transmissão dos últimos episódios chega a derradeira temporada que promete resolver então o mistério de Hawkins da década de 80.
Lugar 54 | RTP Lab
Em cada episódio, uma história. Esta é a premissa de “Lugar 54” que já está prometida há alguns anos. Cinco episódios contam cinco histórias diferentes, unidas apenas pelo lugar do parque de estacionamento em que estacionam – em momentos diferentes da vida.
Da comédia, ao drama, à fantasia e ao crime, este lugar número 54 vai ser palco das histórias de vida das diferentes personagens que por ali passarão. A série já tem vindo a ser prometida há largos anos, finalmente prevista estrear em 2025 na RTP Lab, quiçá no canal-mãe também.
Rafael Morais, Vicente Gil, Beatriz Godinho, Miguel Amorim, José Pimentão, Dinarte de Freitas, Evandro Gomes, entre outros, fazem parte do elenco desta antologia à portuguesa.
A Travessia | RTP
A sua fase de gravações já decorreu em 2023 mas nem por isso está desactualizada – ou não fosse “A Travessia” uma história sobre os feitos épicos dos exploradores do século XX. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar em Gago Coutinho ou Sacadura Cabral e as suas excursões destemidas para atravessar o Oceano Atlântico!
Agora a viagem é re-contada pela mão da produtora de Fernano Vendrell, responsável também pelaa série de sucesso “3 Mulheres” e que assina ainda o argumento de “A Travessia” junto a Filipe Santos, João Canelo, Diogo Figueira e Tota Alves.
Gonçalo Waddington e Miguel Damião vestem as peles destes dois intrépidos exploradores e a ele juntam-se Júlia Palha, Maya Booth, Francisco Froes, Soraia Chaves, entre outros, nesta produção que promete honrar e homenagear os dois modernos argonautas portugueses.
A Knight of the Seven Kigdoms: The Hedge Knight | Max
Já muita água rolou nos campos de Westeros mas o universo de “Game of Thrones” tem ramificações sem fim.
Ainda que ameaçados e retirados alguns dos projectos, spin-offs e outros tantos desta criação de George R.R. Martin, “A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight” foi um dos sortudos a conseguir lugar na grelha de 2025 da plataforma Max.
Antes do romance proibido de Jon Snow e Daenerys Targaryen e depois da dança dos dragões de Alicent Hightower e Rhaenyra Targaryen, estão então as aventuras de Duncan the Tall, um jovem cavaleiro corajoso, e o seu escudeiro Egg.
Inspirada na obra “Dunk and Egg” de Martin e tendo o prórpio como produtor executivo, será que temos outro trabalho de qualidade ao nível de “Game of Thrones” e “House of The Dragon”?
Azul | OPTO
Qual é a relação entre a extinção das baleias e o fim do planeta Terra como o conhecemos? Esta é uma das premissas de “Azul” – uma das mais aguardadas estreias na esfera lusitana.
Uma história que decorre no futuro, nos Açores, na Islândia, no meio do azul do mar destas regiões que só podem ser mote para uma paisagem de cortar a respiração. Mas o planeta, nesta série, está à beira de um colapso e o enredo leva o espectador numa viagem que, acima de tudo, é recheada de pequenos simbolismos e reflexões.
A personagem principal desta série é Olívia, protagonizada por Leonor Belo (“Codex 632”), e é Olívia quem ditará o ritmo que “Azul” leva. A Leonor Belo junta-se um elenco de luxo composto por Ricardo Pereira, Anabela Moreira, Miguel Damião, Joana de Verona, entre ouros tantos.
“Azul” promete desdobrar-se não só numa espécie de consciencialização ecológica, mas também num processo de inclusão consciente até se tornar inconsciente.
(+1): Eyes of Wakanda, Ironheart e Daredevil: Born Again | Disney+
2025 será o ano de muitas estreias no Universo Cinemático Marvel (MCU). É o regresso de Daredevil, é a aguardada chegada de “Ironheart”, um novo olhar sobre Wakanda com “Eyes of Wakanda”, entre outros que irão ser mote para mais aventuras no universo dos super-heróis de Stan Lee.
“Daredevil: Born Again” traz ao pequeno ecrã o regresso do Matt Murdock de Charlie Cox, que tanto público conquistou na Netflix. Agora na casa do MCU, o Disney+, Daredevil promete renascer das cinzas com novos desafios em busca pela justiça.
A jovem inteligente Riri Williams que vimos surgir no MCU em “Black Panther: Wakanda Forever” volta a aparecer agora em formato mini-série. Fã de Tony Stark e do seu Iron Man, Riri será responsável por construir o fato armado de combate mais forte desde a era de Stark para defender a Terra.
“Eyes of Wakanda” é uma das várias apostas animadas que o MCU tem desenvolvido. Para quem acompanha o desenrolar do universo, saberá certamente a importância que tem o vibranium e o impacto que tem em Wakanda, onde é obtido de forma natural. Nesta série, os guerreiros Wakandan irão enveredar por missões complexas ao redor do mundo com a missão de resgatar artefactos feitos em vibranium ao longo da história.
Não serão estas as únicas produções Marvel Studios a chegar ao público, que ainda poderá deliciar-se com “Your Friendly Neighborhood Spider-Man”, “Wonder Boy”, entre outros.